O couro cabeludo é a camada de pele que reveste nossa cabeça. Essa camada possui dois tipos de glândulas que juntas produzem um hidratante natural da pele, chamado de manto hidrolipídico, que servem para proteger o couro. Esse manto é resultado da produção de suor das glândulas sudoríparas e da produção de sebo das glândulas sebáceas. As duas glândulas são as responsáveis hidratar e manter a elasticidade da pele, mas precisam funcionar de forma equilibrada para não atrapalhar na aparência dos cabelos.
Se você possui um cabelo extremamente oleoso, pesado e com aspecto de sujo, nesse caso as glândulas que sebáceas estão produzindo sebo em excesso. Mas se a oleosidade for retirada em demasia o seu cabelo ficará ressecado, rebelde e armado.
O segredo é procurar fazer com que as duas glândulas trabalhem em equilíbrio. Para isso lavar o cabelo corretamente é muito importante, para manter esse equilíbrio e não retirar a proteção do couro cabeludo. Na hora de lavar evite ficar muito tempo debaixo d’água, use água morna no lugar da quente, evite massagear demais a área do couro isso estimula a produção de sebo.
Para quem tem caspa ou seborréia
Evite dormir com os fios molhados