DOENÇAS NO COURO CABELUDO

Pra quem deseja ter um cabelo sempre bonito o cuidado com os fios deve ser completo, e ser estendido até o couro cabeludo. Se você não tiver o cuidado necessário com essa camada de pele que sustenta os fios, a beleza dos seus cabelos ficará comprometida. E comum ver pessoas que sofrem com problemas como as caspas, seborréias, coceiras e outros.

O couro cabeludo é a camada de pele que reveste nossa cabeça. Essa camada possui dois tipos de glândulas que juntas produzem um hidratante natural da pele, chamado de manto hidrolipídico, que servem para proteger o couro. Esse manto é resultado da produção de suor das glândulas sudoríparas e da produção de sebo das glândulas sebáceas. As duas glândulas são as responsáveis hidratar e manter a elasticidade da pele, mas precisam funcionar de forma equilibrada para não atrapalhar na aparência dos cabelos.
Se você possui um cabelo extremamente oleoso, pesado e com aspecto de sujo, nesse caso as glândulas que sebáceas estão produzindo sebo em excesso. Mas se a oleosidade for retirada em demasia o seu cabelo ficará ressecado, rebelde e armado.
O segredo é procurar fazer com que as duas glândulas trabalhem em equilíbrio. Para isso lavar o cabelo corretamente é muito importante, para manter esse equilíbrio e não retirar a proteção do couro cabeludo. Na hora de lavar evite ficar muito tempo debaixo d’água, use água morna no lugar da quente, evite massagear demais a área do couro isso estimula a produção de sebo.
Para quem tem caspa ou seborréia  a lavagem pode ser diária, e com xampu de tratamento. Se o seu couro cabeludo for mais ressecado, procure usar um xampu hidratante e de uso contínuo. Ao fazer uso do condicionador aplique no comprimento dos cabelos até as pontas e nunca no couro cabeludo.
Evite dormir com os fios molhados, uma boa alimentação e muita água fazem bem não só para o couro cabeludo, mas caso você tome todos os cuidados e ainda assim os problemas persistirem ou se agravarem é melhor procurar um dermatologista pra fazer um tratamento mais intenso, com base em medicamentos.