O segredo das tesouras Os estilos são muitos e as técnicas inúmeras. Para acompanhar tantas novidades, fazendo com que suas clientes saiam do salão mais do que satisfeitas, você deve escolher muito bem a tesoura que irá realizar cada corte. Conheça os modelos e efeitos que cada uma proporciona

Fotos: Gettyimages (abertura) / Istockphotos (teso
Repicados, desfiados, retos, desconectados. Com tantas opções para dar movimento, reduzir volume, realçar a cor, entre outros resultados, o grande segredo para um corte perfeito (e que atenda aos anseios de quem senta na cadeira!) está na tesoura utilizada.
Considerado um dos acessórios de maior importância na vida de qualquer cabeleireiro, é preciso que as tesouras tenham qualidade, design que se encaixe no perfil do profissional e o melhor aço possível, já que esse último item é o responsável pelo fio e pela vida útil do produto.
"Se a tesoura não tiver um bom corte, o trabalho pode não ficar linear, trazendo - como consequência - o terrível efeito espigado e, até mesmo, as tão indesejadas pontas duplas", diz Alexandre Cruz, gerente comercial da Suntachi (SP).
Dupla mais que perfeita
Imagine um profissional antenado com as principais técnicas de corte e ter em mãos uma tesoura que atenda a todas as necessidades de manuseio. O resultado? A possibilidade do cabeleireiro executar um look perfeito e que traga com exatidão o efeito desejado pela cliente. Por exemplo, para deixar uma franja ou uma lateral cortada em dégradé, é preciso escorregar a tesoura pelas madeixas para conquistar um efeito natural. Para isso, é essencial que a tesoura tenha aço e afiação de ponta para que esse deslize seja realizado da melhor maneira possível, dando leveza e caimento. Ou seja, um bom hairstylist precisa de uma boa tesoura. E uma tesoura de qualidade, necessita de um expert que saiba usá-la.
Vida longa para elas
Assim como secadores, escovas e utensílios de manicure devem ser limpos e armazenados de maneira correta para que sua vida útil seja mais longa, as tesouras também precisam de atenção especial na hora de serem guardadas. Lugares limpos e seguros são os mais indicados, pois o hairstylist não deve permitir que qualquer pessoa manuseie a ferramenta. Afinal de contas, uma queda na falta de cuidado na hora do manuseio pode fazer com ela perca o alinhamento das lâminas. "Para garantir a durabilidade prolongada, a cada 15 dias, as tesouras devem ser limpas e lubrificadas com um óleo específico", aconselha Alexandre Cruz.

Fotos: Gettyimages (abertura) / Istockphotos (teso
De olho nos modelos
Para não errar na hora de escolher a tesoura que melhor se encaixa ao tipo de corte que você irá fazer, fique de olho nos modelos existentes no mercado. As tesouras dentadas, por exemplo, são indicadas para desbastar os fios, ou seja, retirar o volume excessivo e o peso das pontas do cabelo. Esse modelo possui dentes em ambos os lados do instrumento e não deixa marcas. As com corte a laser são as mais usadas para realizar o efeito desfiado, pois elas deslizam pelos fios.
"Para manter o corte da tesoura em dia, ela deve ser afiada e lubrificada a cada 15 dias com óleo específico"
Os profissionais que precisam executar um corte em clientes com uma grande quantidade de cabelo podem usar as tesouras com corte navalha, com ou sem dentes em um dos lados. Já as de fio reto são as mais versáteis e conseguem se adaptar em qualquer tipo de corte, independentemente do estilo desejado. "Seja qual o modelo de tesoura escolhido, lembre-se de que o material do qual é feito o instrumento deve ser levado em conta. As tesouras de titânio são mais leves do que as de aço e facilitam os movimentos do cabeleireiro", afirma o hairstylist Marcos Salles (SP).
Fotos: Gettyimages (abertura) / Istockphotos (teso
De olho nas polegadas
Assim como o tipo de corte é superimportante para um bom trabalho, o tamanho da tesoura também é. Confira por que:
6' - por ser a mais longa, é indicada para mulheres que possuem grande quantidade e volume de cabelo;
4,5' - pode ser usada em qualquer tipo de madeixa, mas tem como objetivo esculpir e dar movimento aos fios;
3,5' - por seu comprimento ser menor, recomenda-se que seja utilizada para dar acabamento, principalmente em cortes masculinos, em costeleta e pé da nuca.